Guterres: ONU está disponível para "desmantelar" arsenal de Pyongyang

Lusa17h34 — 12 Junho 2018

Secretário-geral da ONU saudou "etapa importante" para a paz mundial após encontro entre Trump e Kim Jong-un

O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou nesta terça-feira a cimeira histórica em Singapura entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, "uma etapa importante" na desnuclearização da península coreana.

Num comunicado, Guterres apelou a todas as partes para "aproveitarem esta oportunidade histórica" e disponibilizou mais uma vez a experiência da ONU para se atingir o objetivo expresso por Trump: desmantelar o arsenal nuclear de Pyongyang.

O Presidente dos Estados Unidos disse hoje no final da cimeira estar preparado para iniciar uma nova etapa nas relações com a Coreia do Norte e que Kim Jong-un se comprometeu com a desnuclearização completa do arsenal de Pyongyang.

Questionado sobre esta questão crucial depois de décadas de tensão sobre as ambições atómicas de Pyongyang, Trump afirmou que o processo de desnuclearização poderá começar "muito rapidamente".

A Agência Internacional de Energia Atómica também se declarou "pronta para realizar quaisquer atividades de verificação" sobre os complexos nucleares norte-coreanos no âmbito do acordo conseguido na cimeira de Singapura, saudado pelo secretário-geral do organismo, Yukiya Amano.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG