Europa não quer a guerra comercial com os EUA, garante Merkel

Lusa10h49 — 04 Julho 2018

Chanceler foi ao parlamento alemão falar sobre a necessidade de os países trabalharem em conjunto pela estabilidade da economia global.

A chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu nesta quarta-feira que a União Europeia fará todos os esforços para evitar uma guerra comercial com os Estados Unidos, mas sublinhou que Washington precisa de participar neste esforço.

A administração do presidente Donald Trump impôs tarifas sobre as importações de aço e alumínio da UE e está a equacionar acrescentar tarifas à importação a carros, camiões e peças para automóveis.

A este respeito, Merkel afirmou nesta quarta-feria, no parlamento alemão: "Vale a pena cada esforço para tentar desarmar este conflito para que ele não se transforme numa guerra real, mas é claro que há dois lados nisto".

A governante acrescentou que o bom funcionamento da economia mundial depende de os países trabalharem juntos como parceiros.

Os EUA também estão a pressionar a Alemanha sobre o que consideram gastos insuficientes com a defesa. Merkel, sobre esta matéria, disse que "a Alemanha é um parceiro fiável na NATO".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG