Líder iraniano avisa: "A guerra contra o Irão é a mãe de todas as guerras"

Ana Maria Ramos com agências10h11 — 22 Julho 2018

O aviso ao Presidente dos EUA vai mais longe. Hassan Rouhani sublinha: "Senhor Trump, não brinque com a cauda do leão, isso só o levaria a lamentar".

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, alertou neste domingo o presidente dos Estados Unidos sobre a adoção de políticas hostis contra Teerão, dizendo que "os EUA deveriam saber que a guerra contra o Irão é a mãe de todas as guerras".

O regime de Teerão enfrenta maior pressão sancionatória de sempre, depois de Donald Trump decidir retirar os Estados Unidos do acordo internacional de 2015 sobre o programa nuclear iraniano.

De acordo com a agência oficial iraniana (IRNA) as palavras do chefe de estado do Irão foram proferidas numa reunião de diplomatas do país, na qual terá afirmado: "Senhor Trump, não brinque com a cauda do leão, isso só o levaria a lamentar".

Rouhani reforçou o tom de aviso, dizendo que: "Os Estados Unidos devem saber que a paz com o Irão é a mãe de toda a paz e a guerra com o Irão é a mãe de todas as guerras".

Para o líder iraniano, "Trump não está em posição de incitar a nação iraniana contra a segurança e os interesses do país". Palavras interpretadas como uma aparente referência aos esforços relatados por Washington para desestabilizar o governo islâmico do Irão.

Segundo fontes especializadas nesta matéria em Washington, citadas pela Reuters, a administração Donald Trump lançou uma ofensiva de discursos e comunicações online para fomentar a agitação e ajudar a pressionar o Irão a encerrar o seu programa nuclear e apoiar grupos militantes.

Ainda de acordo com a Reuters, analistas especializados em politica norte-americana e internacional consideram que esta é mais uma campanha que reforça a imagem dura ao líder iraniano pelo recurso a informações que são exageradas ou contradizem outros comunicados oficiais, incluindo comentários de governos anteriores.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG