O saco de "plástico" que se dissolve na água

Empresa chilena que lançou este produto acredita que esta é a solução para acabar com a poluição do plástico tradicional.

Parece um saco de plástico, mas não o é realmente. Este é feito com um outro produto e tem a grande vantagem de se dissolver na agua em poucos minutos. Para. empresa chilena Solubag esta é a solução para acabar com a poluição do plástico tradicional.

De acordo com os responsáveis da empresa, citados pela agência de notícia EFE, bastou alterar a fórmula química que se utiliza atualmente em todo o mundo. Em vez de um saco de plástico que demora anos a deteriorar-se, criam um saco de algo parecido que se degrada em poucos minutos, seja em água quente ou fria.

Durante a apresentação deste produto, os responsáveis pela inovação fizeram uma demonstração frente aos jornalistas, muito semelhante àquela que já haviam partilhado há alguns meses no YouTube.

A produção está atualmente concentrada na China, mas a Solubag garante que gasta alterar a fórmula atual para que todos os fabricantes a possam produzir.

A poluição do mar pelos plásticos é um problema global. Em 1990, a produção de plástico era metade da atual e daqui a alguns anos poderá existir no oceano mais plástico do que peixe, se nada for feito para evitar o elevado consumo deste material, segundo organizações ambientalistas.

As metas da União Europeia apontam para uma diminuição do uso de sacos de plásticoleves em 50% até 2017 e em 80% até 2019.

No final de 2014, a lei da reforma da fiscalidade verde introduziu uma taxa de 10 cêntimos por cada saco de asas em plástico leve o que resultou numa mudança dos hábitos dos consumidores que começaram a levar os seus sacos de casa e a reutilizá-los.

Consequentemente, segundo a associação de defesa do ambiente, verificou-se uma redução de cerca de 50% na compra de sacos de plástico nos supermercados.

A Quercus estima que 96% da população Portuguesa está familiarizada com o problema da poluição por plástico, mas que 65% não sabe identificar quando os plásticos são recicláveis.