Carminho e Gilberto Gil celebram a língua portuguesa em São Paulo

O músico brasileiro Gilberto Gil e a cantora portuguesa Carminho juntaram-se em concerto para celebrar o dia da língua portuguesa, em São Paulo, no Brasil.

Cerca de 260 milhões de pessoas em nove países do mundo se comunicam pela língua portuguesa. O idioma foi homenageado num concerto que teve lugar na Sala São Paulo, nesta cidade brasileira. A fadista portuguesa, cujo mais recente trabalho se chama "Carminho canta Tom Jobim", juntou-se a Gilberto Gil em palco para um espetáculo intitulado "Letras de Luz", que assinalou o Dia Internacional da Língua Portuguesa mas também o 10º aniversário do Instituto EDP.

"O sentido de celebrar coisas, que também é uma coisa universal, encontra no mundo lusitano, brasileiro, formas ainda mais efusivas. Gostamos de festejar com muito entusiasmo todas as coisas que nos são caras, que são importantes. Então essa comemoração tem esses dois aspetos: afirmar a força da língua portuguesa e afirmar a força do sentimento que a língua proporcionou a todos os povos", afirmava Gilberto Gil, horas antes do concerto deste sábado, quando ensaiava com Carminho.